quarta-feira, 23 de abril de 2008

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Luis César propõe apoio psicológico em escolas estaduais

Projeto de lei do deputado prevê o serviço em escolas de 1º e 2º graus

“A sociedade brasileira passa por grande crise social. Como reflexo temos a desestruturação familiar, como uma realidade que cresce a cada dia e implica em problemas sérios e até desvios de personalidades em crianças, jovens e adultos”. Este é um dos principais argumentos que motivaram o deputado Luis César Bueno apresentar o projeto de lei que institui o acompanhamento psicológico nas escolas estaduais de 1º e 2º graus para o corpo discente e docente.

Conforme o projeto, o serviço será exercido por profissionais da área já pertencentes ao quadro de servidores do Estado ou por acadêmicos que estiverem cursando psicologia (estagiários) e por profissionais voluntários. Eles deverão realizar pesquisas educacionais; assessorar a equipe técnico - pedagógica e o corpo docente; ajudar a promover o relacionamento e a comunicação entre alunos e profissionais da escola, visando a compreensão, diagnóstico e intervenção em relação aos problemas de aprendizagem e ou comportamento. Deverão ainda, juntamente com a equipe, realizar programas de orientação vocacional e profissional, elaborar e executar programas de orientação psicológica para prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho do aluno.

“Com a aprovação do presente projeto de lei, acreditamos que poderão ser equacionadas e atendidas as carências da rede pública de educação, face aos inúmeros problemas de natureza socioeconômica, psicológico familiar, dependência química, que interferem no pleno desenvolvimento pessoal e social”, reforçou Luis César Bueno. Segundo o parlamentar é grande o número de alunos com dificuldades o que os leva à indisciplina, à repetência e à evasão escolar, com a conseqüente resposta em termos de marginalização, envolvimento com drogas, entre outros. “É imperiosa a necessidade de criação de um serviço especializado que possa, na própria escola, detectar aqueles problemas e proceder ao seu adequado encaminhamento e tratamento”, aponta.

Luis César Bueno conclui “a formação educacional da criança e do adolescente não se realiza somente na sala de aula, mas abrange um conjunto de atividades que, desempenhadas pela escola, propiciam a esperança de uma vida adulta satisfatória como pessoas e cidadão”.

Notícias 2007

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